• Carregando...

Nova Iorque – A Rússia propôs ontem um compromisso no tema da não-proliferação nuclear no Oriente Médio, com o objetivo de alcançar unanimidade no Conselho de Segurança da ONU para impor novas sanções ao Irã, segundo diplomatas.

A proposta russa consiste em incluir no projeto de resolução redigido pelos europeus um parágrafo indicando que o Conselho "reconhece que uma solução ao problema nuclear iraniano contribui para os esforços globais de não-proliferação, que inclui o Oriente Médio", de acordo com um documento distribuído à imprensa.

A meta é convencer Indonésia, Qatar e África do Sul de se unir aos seus 12 colegas do Conselho para se apresentar ao Irã como uma frente unida na votação prevista para hoje. A adesão de Indonésia e Qatar ainda não está confirmada, disseram diplomatas. Estes dois países muçulmanos querem a inserção no texto de uma frase de apoio do Conselho para que o Oriente Médio seja "uma zona livre de armas de destruição em massa", o que conta com a oposição dos EUA para evitar uma situação difícil para Israel.

Para ser adotada, uma resolução deve reunir pelo menos nove votos em 15, sem veto de qualquer um dos cinco membros permanentes (China, Estados Unidos, França, Rússia e Grã-Bretanha).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]