• Carregando...

O ministro russo da Indústria e Comércio, Denis Manturov, que participa da viagem do primeiro-ministro do país, Dmitri Medvedev, a Cuba, disse que a Rússia vai cancelar parte de uma dívida de US$ 30 bilhões e oferecerá a Cuba um plano de refinanciamento de 10 anos para o valor restante.

"Houve uma dívida acumulada relacionada a empréstimos alocados pela União Soviética, e agora preparamos um acordo que deve ser submetido a todos os procedimentos necessários", disse.

Manturov afirmou que a decisão final sobre o acordo da dívida deve ser assinada até o final do ano. A Rússia também arrendará três aviões Ilyushin-96-400, com grande autonomia de voo, três jatos regionais AN-158, e dois TU-204SM, para viagens de média distância, conforme acordos selados na presença de Medvedev e Raúl Castro. Moscou oferecerá garantias soberanas a um conjunto de bancos russos que financiam o acordo, segundo Manturov. Medvedev e Raúl foram vistos conversando informalmente e sorrindo durante a visita. O líder cubano cumprimentou os repórteres em russo.

Os dois países tiveram um intercâmbio comercial de cerca de US$ 200 milhões no ano passado. Companhias petrolíferas da Rússia estão atualmente prospectando petróleo na costa cubana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]