• Carregando...
Tropas russos deixam posto de segurança de Kventakosa, na Ossétia do Sul | Vano Shlamov/AFP
Tropas russos deixam posto de segurança de Kventakosa, na Ossétia do Sul| Foto: Vano Shlamov/AFP
  • Veja que um dos principais acordos do cessar-fogo foi respeitado por Moscou

Tbilisi - O presidente russo Dimitri Medvedev afirmou ontem que as tropas russas concluiriam ontem, "antes da meia-noite", sua retirada das zonas de segurança da Geórgia. Uma coluna de blindados e tanques russos deixou o principal posto de controle perto da região separatista georgiana da Ossétia do Sul na etapa final de sua retirada das zonas de segurança na Geórgia.

As forças russas também já abandonaram completamente a zona de segurança entre a região separatista georgiana da Abkházia e a Geórgia, e estavam se retirando da zona próxima à Ossétia do Sul, indicou um porta-voz do ministério georgiano do Interior, Shota Utiachvili.

Cessar-fogo

A retirada militar russa da Geórgia, iniciada ontem, é um dos principais pontos do acordo de cessar-fogo, assinado entre o Kremlin e Tbilisi há mais de um mês.

O conflito na região começou no dia 7 de agosto, quando a Geórgia tentou retomar o controle sobre a região separatista da Ossétia do Sul à força.

A província, assim como a Abkházia, havia se autodeclarado independente nos anos 1990 e contava com o reconhecimento da Rússia.

A Rússia invadiu a região lançando um contra-ataque e expulsando as tropas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia. A desocupação foi acertada num acordo de cessar-fogo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]