• Carregando...
Ucranianos fugindo de Irpin, na região de Kiev, nesta semana
Ucranianos fugindo de Irpin, na região de Kiev, nesta semana| Foto: EFE/EPA/MIKHAIL PALINCHAK

O sábado (12) começou com ataques russos mais intensos nas proximidades da capital ucraniana. Segundo autoridades locais, mísseis e ataques aéreos da Rússia atingiram as regiões norte e sul de Kiev, nas primeiras horas do dia. A agência de notícias Reuters informou que tiros e explosões foram ouvidos na capital nesta manhã.

Linha do tempo: o que aconteceu na guerra da Ucrânia até agora?

A última avaliação de inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido, divulgada neste sábado, mostra a maior parte das forças terrestres russas a uma distância de 25 quilômetros do centro de Kiev.

Na madrugada, a sirene que alerta sobre ataques aéreos foi acionada na capital ucraniana. Repórteres da BBC que fazem a cobertura do conflito relataram ter ouvido bombardeios pesados na região.

Cercada por tropas russas há mais de uma semana, a cidade de Chernihiv, que fica a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital, sofreu novos ataques na noite da sexta. Segundo a CNN, os bombardeios atingiram o hotel Ucrânia, um marco local.

Ao sul de Kiev, um depósito de combustíveis e o aeroporto foram atingidos na cidade de Vasylkiv, no início deste sábado. “Oito mísseis atingiram o aeroporto. Como resultado dos ataques com mísseis, o aeroporto foi completamente destruído”, escreveu a prefeita Nataliia Balasynovych, no Facebook.

Segundo o relato da prefeita, reproduzido pela CNN, “um depósito de munições também explodiu. As munições ainda estão detonando porque um dos mísseis atingiu o depósito. Um depósito de combustíveis e lubrificantes também foi destruído. Como resultado, a capacidade do nosso aeroporto foi completamente eliminada”.

Kiev estoca alimentos

Como preparação para uma possível invasão, a cidade de Kiev está estocando remédios, comida e itens de primeira necessidade, declarou neste sábado o prefeito da capital da Ucrânia, Vitali Klitschko.

"Amigos! Caros Kievitas! A capital, perto de onde os combates continuam, está se preparando para a defesa. Continuamos a reforçar os postos de controle. Estamos criando reservas de produtos, medicamentos e bens de primeira necessidade", afirmou o prefeito,  ex-campeão mundial de boxe peso pesado.

Além disso, "pelo terceiro dia", disse ele, "a cidade tem ajudado a região de Kiev a evacuar moradores de cidades vizinhas, como Hostomel, Bucha, Vorzel e Irpin", algumas das quais foram bombardeadas pelos russos.

"A cidade ainda oferece transporte de passageiros em ônibus. E as equipes de resgate de Kiev buscam as pessoas na estação de trem. E aqueles que querem deixar a cidade são enviados de trem para o oeste da Ucrânia", acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]