• Carregando...

As sanções ocidentais irão levar a Rússia a usar o rublo como moeda para o comércio internacional, afirmou o primeiro-ministro do país, Dmitry Medvedev, em entrevista publicada neste sábado.

"Negociação de rublos. Esta é uma prioridade definida", disse Medvedev.

Nas últimas semanas, as autoridades disseram que o governo estava considerando a obrigatoriedade para as empresas estatais de receberem pagamento em rublos para as principais exportações, e não em dólares, como acontece atualmente.

Os líderes da União Europeia vão se reunir na próxima semana para discutir medidas que poderiam ser tomadas para atingir os setores mais amplos da economia russa se ​​a eleição presidencial da Ucrânia no domingo for interrompida.

Os Estados Unidos também ameaçaram com sanções que poderiam atingir amplos setores como energia, bancário e de mineração.

A Rússia há muito tempo aspira elevar o status internacional do rublo na esperança de que acabará se tornando uma moeda amplamente aceita em reservas cambiais dos governos, semelhante ao dólar e ao euro.

"É claro que, quanto mais vendermos, por exemplo, os nossos produtos, incluindo petróleo, gás, construção de máquinas, produtos de defesa em rublos, mais vamos incentivar essa qualidade para a nossa moeda", afirmou o primeiro-ministro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]