• Carregando...
Bottoms de Mitt Romney à venda na entrada do debate com os pré-candidatos republicanos, nesta quarta-feira (22) | Ethan Miller/Getty Images/AFP
Bottoms de Mitt Romney à venda na entrada do debate com os pré-candidatos republicanos, nesta quarta-feira (22)| Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP
  • Partidários de Ron Paul antes do debate desta quarta-feira

Os pré-candidatos republicanos à disputa presidencial dos Estados Unidos Mitt Romney e Rick Santorum disputam palmo a palmo a candidatura, mas nenhum dos dois venceria o atual presidente, Barack Obama, de acordo com pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (22). As pesquisas Associated Press/GfK e NBC News/Marist indicam que Santorum se aproximou de Romney, visto como o candidato favorito dos republicanos, que ainda têm quatro candidatos de olho na nomeação do partido.

Porém, o governador de Nova Jersey, Chris Christie, afirmou que ainda está sendo procurado por alguns republicanos para entrar na disputa. Uma pesquisa o indicou como favorito caso nenhum dos candidatos atuais obtenha votos suficientes por meio do processo de indicação do partido.

Nem Romney nem Santorum venceriam o democrata Obama, que obteve até 53% de apoio na pesquisa AP, que ouviu mil adultos norte-americanos em todo o país, quando colocado ao lado dos quatro pré-candidatos republicanos remanescentes. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Newt Gingrich, e o congressista do Texas Ron Paul ainda estão na disputa. Todos os quatro candidatos participarão na noite desta quarta-feira de um debate perto de Phoenix patrocinado pela CNN. O debate ocorre um pouco antes das primárias no Arizona e no Michigan, no dia 28 de fevereiro, abrindo o caminho para a Super Terça, quando dez Estados organizam votações. Santorum tem ganhado terreno em relação a Romney em parte porque o debate mudou para questões sociais, como religião e contracepção. O ex-senador republicano foi parar nas manchetes nos últimos dias falando sobre seus valores conservadores. O ex-governador Romney, por outro lado, continuou a falar sobre economia e emprego. Uma pesquisa da Universidade Quinnipiac também divulgada nesta quarta-feira mostrou que Santorum subiu 9 pontos no país ante seus rivais republicanos, ficando à frente com 35%, comparado com os 26% de Romney. A sondagem também apontou Gingrich com 14% e Paul com 11%. Em uma possível disputa com Santorum, Obama ainda ficaria na frente, mas com Romney há empate técnico, segundo a unidade de pesquisa da universidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]