• Carregando...

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, deu instruções ao Ministério da defesa neste domingo (3) para que coordene a libertação de dois policiais e um soldado sequestrados pelas Farc.

"O Ministério da Defesa já tem instruções para coordenar com a CICV a libertação dos policiais", disse Santos através de seu perfil no Twitter.

A mensagem não deu mais detalhes sobre as instruções passadas.

No sábado, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), disseram através de um comunicado divulgado em seu site, que libertariam os policiais Cristian Camilo Iate e Víctor Alfonso González.

Os dois agentes foram sequestrados pelas Farc em 25 de janeiro, quando estavam em uma zona rural das povoações de Pradera e Florida, no departamento de Valle del Cauca.

Além deles, o soldado identificado pelos meios de imprensa locais como Josué Meneses, caiu em poder das Farc depois de combates no departamento de Nariño, fronteira com o Equador.

Em seu comunicado, as Farc pediram a "intermediação" do coletivo Colombianas e Colombianos pela PAZ (CCP), liderado pela ex-senadora Piedad Córdoba, e o "acompanhamento" do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Os rebeldes não deram data para a anunciada libertação.

Tanto Piedad como a porta-voz do CICV, María Cristina Rivera, disseram no sábado que tinham recebido o pedido dos rebeldes e manifestaram estarem dispostas a participar da missão humanitária.

As Farc entregaram mais de 30 sequestrados no passado sob este modelo de cooperação com o grupo de Córdoba, o CICV e o Governo do Brasil, que habitualmente empresta os helicópteros.

As Farc e o Governo colombiano antecipam diálogos de paz em Havana com o propósito de colocar fim ao conflito que castiga ao país andino há meio século.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]