• Carregando...

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, está fazendo gestões para que o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, se torne o primeiro presidente da União Européia (UE), afirmou neste sábado (16) o jornal britânico "Financial Times".

O jornal econômico, que cita como fonte diplomatas alemães, diz que Sarkozy discutiu o plano com outros líderes europeus, na preparação para a cúpula de chefes de Estado e Governo da UE da próxima semana, em Bruxelas.

Segundo o jornal, Sarkozy falou sobre o assunto com a chanceler alemã, Angela Merkel, cujo país exerce a presidência da União atualmente.

No entanto, o escritório oficial do primeiro-ministro do Reino Unido insistiu que Blair não tem interesse em assumir um posto de grande relevância política depois de deixar a chefia do governo britânico, em 27 de junho.

"O primeiro-ministro já deixou muito claro que não quer voltar à linha de frente da política", disse uma porta-voz de Downing Street.

Na cúpula, Merkel espera conseguir um acordo para aprovar um novo Tratado Constitucional em substituição da Constituição Européia, atualmente bloqueada, que entre em vigor até 2009.

Entre as propostas debatidas está a criação da figura do presidente do Conselho Europeu. Atualmente, a presidência é exercida a cada semestre por um dos Estados-membros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]