• Carregando...
Sarkozy em foto tirada no dia 11 de novembro, em Paris, e Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional, discursando no dia 1º de maio do ano passado, na capital francesa | Laurent Cipriani/Bertrand Langlois/AFP Photo
Sarkozy em foto tirada no dia 11 de novembro, em Paris, e Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional, discursando no dia 1º de maio do ano passado, na capital francesa| Foto: Laurent Cipriani/Bertrand Langlois/AFP Photo

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, vai homenagear na sexta-feira (6) os 600 anos de nascimento de Joana d'Arc, figura emblemática da história e monopolizada, nos últimos anos, pela extrema-direita francesa.

A visita do chefe de Estado aos lugares simbólicos da vida de Joana d'Arc, nos departamentos de Vosges e Meuse (leste) vai acontecer na véspera de uma comemoração, em Paris, da Frente Nacional, o principal partido da extrema-direita francesa, na presença de Jean-Marie Le Pen e de sua filha Marine, candidata à presidência de 2012.

O próprio Sarkozy deverá oficializar, em fevereiro, sua candidatura à reeleição e já havia exaltado a figura da santa francesa na campanha presidencial de 2007.

Na sexta, o presidente estará em Domrémy-la-Pucelle (Vosges), considerada a cidade natal de heroína.

Nascida em 6 de janeiro de 1412 em Domrémy, Joana d'Arc, também chamada de Jeanne la Pucelle, a donzela, simboliza a participação francesa na guerra dos 100 anos (1337 a 1453) contra o exército inglês.

Considerada muito piedosa, foi condenada a ser queimada viva, após um processo de heresia. Reabilitada e elevada a mártir, foi beatificada e canonizada no início do século XX.

Presente nos livros escolares desde o século XIX, tornou-se um símbolo da Action française, o principal partido da extrema-direita, até a chegada da Frente Nacional na década de 1980. Há mais de 20 anos, a Frente Nacional organiza no dia 1° de maio uma cerimônia em sua memória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]