• Carregando...

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, planejam visitar a Líbia hoje, em uma viagem que seria a primeira feita por líderes europeus desde que os insurgentes derrubaram Muamar Kadafi no final de agosto. Não houve uma confirmação oficial dos governos francês e britânico sobre a visita. "Nossa política é nunca confirmar a agenda do primeiro-ministro" disse um porta-voz de Cameron.

O porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia na cidade de Misurata, Suleiman Fortia, confirmou à Associated Press que a visita é esperada. "Estamos muitos felizes em receber aqueles que nos ajudaram, mesmo porque serão os primeiros líderes a visitarem" a Líbia após a queda de Kadafi, disse Fortia. Segundo ele, Sarkozy e Cameron visitarão Trípoli e Benghazi.

"Nós também convidaremos os dois a visitarem Misurata porque foi esta cidade que mostrou a Kadafi o quanto a Líbia é forte", acrescentou Fortia.

A França e o Reino Unido estiveram na frente da guerra aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra as forças de Kadafi que ajudaram os insurgentes em seu avanço rumo a Trípoli, bem como na instalação do CNT em Benghazi.

Os dois líderes serão acompanhados pelo filósofo francês Bernard Henri-Levy, que desde o início abraçou a causa dos insurgentes líbios e convenceu Sarkozy a apoiar a oposição a Kadafi, disseram várias fontes em Paris.

O trio deverá ter uma reunião em Trípoli com os líderes do CNT, enquanto reportagens da imprensa francesa também dizem que eles irão a Benghazi, a cidade da Cirenaica onde a revolta contra Kadafi começou em fevereiro.

Segundo o jornal francês Le Monde, Nicolas Sarkozy e David Cameron viajarão primeiro a Trípoli, para conversar com os líderes do novo poder líbio, em especial com Abdul Jalil. Depois irão a Benghazi.

Ambos pronunciarão um discurso na Praça da Liberdade, disse o Le Monde. O retorno está previsto para amanhã.

Fontes francesas afirmam que mais de 160 oficiais receberam a ordem de estarem prontos a partir na noite de ontem para a Líbia, com o objetivo de garantir a segurança em Trípoli antes da visita.

O primeiro-minitro turco, Recep Tayyip Erdogan, que iniciou nesta semana um giro pelos países da "primavera árabe", também planeja visitar Líbia hoje ou amanhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]