• Carregando...

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu nesta quarta-feira (8) por telefone ao presidente russo, Dimitri Medvedev, seu "pleno apoio" ao plano da Liga Árabe para convencer o dirigente sírio, Bashar al-Assad, a deixar o poder, informou o Palácio do Eliseu.

"Apesar de nossos desacordos, (o chefe de Estado) expressou seu desejo de que a Rússia dê seu pleno apoio ao plano da Liga Árabe, para convencer Bashar al-Assad de renunciar e evitar assim uma guerra civil que ameaçaria a integridade da Síria e a estabilidade de toda a região e permitir que se inicie uma transição política ordenada", indicou a presidência.

Sarkozy também destacou "a necessidade de aumentar a pressão sobre o regime sírio para que acabe a brutal repressão contra o povo sírio e que isso possa finalmente realizar suas aspirações de liberdade e democracia", acrescenta o comunicado.

O presidente francês também "lamentou profundamente" o bloqueio no Conselho de Segurança provocado pelo veto russo e chinês sábado a um projeto de resolução de condenação do regime de Damasco pela sangrenta repressão exercida pelo exército sírio contra a população civil.

Por sua vez, a presidência russa comunicou que Medvedev tinha alertado o presidente francês do perigo de uma ação unilateral.

"No âmbito da continuação de um trabalho difícil, em particular no Conselho de Segurança da ONU, visando à resolução da crise síria, Dimitri Medvedev pediu aos diferentes sócios para evitar medidas unilaterais precipitadas", segundo um comunicado do Kremlin publicado depois da conversa com Sarkozy.

A Liga Árabe propôs em janeiro um processo de transição democrático para sair da crise na Síria, onde milhares de pessoas morreram desde o começo da revolta contra o regime em março de 2011.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]