• Carregando...

San Francisco (AFP/Reuters) – O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, decidiu ir à luta e saiu seriamente ferido do confronto. A eleição especial convocada por ele custou-lhe uma queda de 20 pontos percentuais em seu índice de popularidade, US$ 300 milhões de dólares em gastos com a campanha, incluindo aí US$ 7 milhões da fortuna pessoal do ator, e ainda prejuízos para o governo federal de George W. Bush.

Na noite de terça-feira, dia da votação, o governador do Partido Republicano surgia claramente derrotado, um ano antes de ele poder tentar reeleger-se nesse estado tradicionalmente favorável ao Partido Democrata.

Rejeição

Todos os oitos projetos de lei sugeridos por ele e submetidos à apreciação dos eleitores foram rejeitados. "O resultado das eleições deve ser visto como mensagem clara de que os eleitores estão cansados de ter de avaliar nas urnas questões que deveriam ser decididas por seus legisladores", disse a senadora democrata Dianne Feinstein.

Schwarzenegger, uma estrela de Hollywood, convocou a eleição especial para mostrar ao Poder Legislativo do Estado, dominado pelos democratas, que poderia recorrer à população e vencer se os deputados não lhe dessem apoio. Não foi o que ocorreu. A batalha do ator, nascido na Áustria, girava em torno do orçamento, das taxas recebidas pelos sindicatos, da estabilidade dos professores e da divisão do Estado em distritos eleitorais. Mesmo alguns aliados perguntaram-se se essas questões estavam entre as mais urgentes para os moradores do estado mais populoso do país. "Isso tudo girou em torno de um monte de lixo para o qual ninguém liga", afirmou Tony Quinn, co-editor do California Target Book.

Governos estaduais

Schwarzenegger não foi o únido derrotado do partido. Na disputa pelo posto de governador de Nova Jersey, o senador democrata Jon Corzine derrotou o republicano Doug Forrester. Na Virgínia, tradicional reduto republicano, o vice-governador democrata, Timothy Kaine, venceu as eleições enfatizando questões locais. Só a reeleição de Michael Bloomberg (veja quadro) salvou o grupo de Bush de um desastre maior. As eleições regionais realizadas na terça-feira em sete estados são vistas como um indicador do que deve ocorrer no pleito legislativo do ano que vem, que pode modificar o perfil do Congresso, atualmente. controlado pelos republicanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]