• Carregando...

O secretário do Exército americano, Francis Harvey, renunciou nesta sexta-feira, em meio ao escândalo envolvendo o tratamento deficiente de soldados feridos e a situação insalubre do Centro Médico Walter Reed, em Washington. O anúncio da saída foi feito pelo secretário de Defesa, Robert Gates.

— Apenas aceitei sua renúncia — disse Gates, sem explicitar o motivo da saída, mas destacando a crise que provavelmente derrubou o secretário. — Fiquei decepcionado com o fato de que alguns no Exército não perceberam adequadamente a seriedade da situação no serviço ambulatorial do Walter Reed. Os soldados merecem o melhor e o mais apropriado quando o assunto é saúde e não podemos permitir outra coisa.

Harvey comandava o Exército desde de 2004 e, segundo fontes da Casa Branca, teve vários desentendimentos no Departamento de Defesa.

O estopim para a queda do secretário foi a publicação pelo jornal "The Washington Post" de uma série de reportagens retratando as péssimas condições das instalações do centro médico, responsável pelo tratamento de soldados feridos no Iraque. O jornal mostrou que alguns prédios do complexo de saúde, reconhecido nos Estados Unidos pela excelência do corpo médico, estavam em péssimas condições sanitárias, infestados por ratos e baratas. A pior situação foi encontrada nas alas onde os militares ficam internados.

O nome do novo secretário do Exército ainda não foi divulgado pelo Departamento de Defesa.

Pouco antes da divulgação da renúncia de Harvey, o general responsável pela administração do hospital, George Weightman, foi demitido do cargo.

O tenente-general Kevin Kiley, responsável pelo Comando Médico do Exército, vai assumir interinamente a direção do hospital até que um nome seja aprovado pelo futuro secretário do Exército.

— A situação no Walter Reed tornou a permanência do secretário do Exército insustentável. Muitos no Pentágono queriam essa mudança há muito tempo e agora estão aplaudindo — disse uma fonte do alto escalão do governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]