• Carregando...
Contagem dos votos para bloquear a convocação de novas testemunhas em processo de impeachment de Donald Trump no Senado dos EUA, 31 de janeiro de 2020
Contagem dos votos para bloquear a convocação de novas testemunhas em processo de impeachment de Donald Trump no Senado dos EUA, 31 de janeiro de 2020| Foto: US Senate TV / AFP

Os senadores dos Estados Unidos decidiram nesta sexta-feira (31) não convocar novas testemunhas para depor ou aceitar novas evidências para o processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. Com resultado de 49 a 51, a moção proposta pelos democratas foi derrubada. Após essa decisão, o Senado deve prosseguir com a votação dos dois artigos de impeachment na próxima semana.

Depois da votação, foi divulgada a resolução que estabelece os próximos passos do processo. As declarações finais serão feitas na segunda-feira e os artigos de impeachment serão votados às 16 horas (horário local) da quarta-feira. Espera-se que o Senado, de maioria republicana, absolva o presidente.

Dessa maneira, o veredito do Senado sobre as acusações contra Trump não acontecerá antes do discurso anual do Estado da União, que Trump fará na próxima terça-feira, 4 de fevereiro. Autoridades da Casa Branca disseram à CNN que estavam conformados com a ideia de que Trump não fará o discurso anual como um presidente absolvido.

Os democratas pretendiam convocar o ex-assessor de segurança da Casa Branca, John Bolton, e outros para testemunhar sobre o seu conhecimento do caso da Ucrânia que está no centro do processo de impeachment.

Dois senadores republicanos - Susan Collins e Mitt Romney - votaram com os democratas. O resultado da votação é uma vitória para Trump e para o líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnel, que pediam aos republicanos que rejeitassem a moção para que o processo prosseguisse logo para o final.

Conteúdo editado por:Helen Mendes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]