Os senadores republicanos e democratas chegaram nesta quinta-feira a um acordo para reintroduzir à consideração da plenária do Senado um projeto de lei de reforma imigratória que tinha sido retirado de debate após divergências entre ambos os lados, informaram líderes dos dois partidos.

CARREGANDO :)

"Nós nos reunimos esta tarde com vários dos senadores envolvidos nas negociações para uma lei imigratória. Com base nesta discussão, o projeto de lei (de reforma) voltará para o Senado", de acordo com uma declaração conjunta do líder da maioria democrata nessa câmara, Harry Reid, e o líder da minoria republicana, Mitch McConnell.

Os legisladores não estabelecem, porém, um prazo específico para retomar as discussões, o que ocorrerá, segundo eles, "depois de completar a lei de energia".

Publicidade

Isso significa, quando muito, que os senadores retomarão a discussão da iniciativa de lei - que tem o apoio da Casa Branca -, no final da próxima semana.

Reid retirou a iniciativa do debate na plenária do Senado na semana passada, depois de uma avalanche de emendas propostas pelos republicanos, declarando que aceitaria retomar a discussão apenas se conseguisse um compromisso de 60 votos que garantiria a aprovação do projeto nessa câmara.

Veja também
  • Bush faz apelo por aprovação da reforma imigratória
  • Reforma migratória nos EUA deve dificultar vida de brasileiros
  • Bush afirma que reforma migratória não é uma 'anistia'