• Carregando...

O presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, encarregou neste sábado (2) o líder da coalizão direitista Yisrael Beiteinu, Benjamin Netanyahu, a formar o próximo Governo de Israel após vencer as eleições em 22 de janeiro.

"Segundo os poderes que a Lei Básica do Governo me concede, teno a hora de encarregar a formação do Governo ao deputado Benjamin Netanyahu", anunciou Peres ao entregar uma cópia do pedido, que tem um prazo máximo de até seis semanas para negociar com os outros 11 partidos que entraram no Parlamento.

Em um breve discurso perante os meios de comunicação, Peres confirmou que os líderes de seis partidos com uma representação total de 82 cadeiras no Parlamento tinham recomendado o número um da lista conjunta que apresentaram os partidos Likud e Yisrael Beiteinu.

"Os demais me pediram que levasse em conta na formação do Governo diferentes assuntos como o déficit público, a repartição no peso do serviço militar e a justiça social", acrescentou ao transmitir a preocupação dos partidos que não tinham recomendado Netanyahu.

A cerimônia, que aconteceu em Jerusalém no fim da jornada do shabat, foi quase de caráter protocolar porque Netanyahu se impôs no pleito com uma grande diferença em respeito ao resto de partidos.

Na segunda posição ficou Yesh Atid,do ex-jornalista Yair Lapid, que obteve 19 cadeiras - 11 a menos que o Likud Beiteinu - e o resto de formações menos de 15.

Um dia depois das eleições, Lapid afirmou publicamente que "os resultados eram claros" e que não tinha a intenção de tentar frear a candidatura de Netanyahu, o que deixou este último como único aspirante.

Completando a formalidade, Netanyahu "aceitou a missão encomendada" e pediu que todos os partidos, "inclusive os que não me recomendaram" que se somem às negociações que começarão no domingo em um hotel de Tel Aviv.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]