• Carregando...
Vista parcial da cidade de Yabroud, parte da rota terrestre que liga a capital síria Damasco à cidade de Aleppo | Sana Handout/Reuters
Vista parcial da cidade de Yabroud, parte da rota terrestre que liga a capital síria Damasco à cidade de Aleppo| Foto: Sana Handout/Reuters

Soldados sírios apoiados por militantes do Hezbollah assumiram ontem o controle total da cidade de Yabroud, depois de expulsarem os rebeldes, ajudando o presidente Bashar Assad a garantir a rota terrestre que liga a capital Damasco a Aleppo e à costa mediterrânea.

A queda de Yabroud, último reduto rebelde perto da fronteira com o Líbano, pode cortar uma importante rota de suprimentos dos insurgentes com o país vizinho e consolidar o poder do governo sobre um território entre Damasco e a cidade central de Homs.

O exército "restaurou a segurança e a estabilidade para Yabroud depois de eliminar um grande número de mercenários terroristas", disse o Exército sírio em um comunicado saudando a vitória estratégica.

Uma fonte militar revelou que cerca de mil militantes da Frente Nusra, ligada à Al Qaeda, resistiram no sábado, lutando contra as tropas do governo, que tinham entrado nos distritos orientais de Yabroud e capturado diversas colinas.

"Eles travaram uma batalha feroz e, a partir de ontem [sábado] à noite até as primeiras horas de hoje [domingo], todos se retiraram", disse a fonte.

A fonte afirmou ainda que os militantes recuaram para as aldeias vizinhas de Hosh Arab, Fleita e Rankos, assim como Arsal, uma cidade libanesa fronteiriça, 20 quilômetros a noroeste.

Monitoramento

O canal de tevê Al Manar, operado pelo Hezbollah, mostrou cenas da principal praça de Yabroud onde pessoas andavam e conversavam em aparente segurança. Soldados substituíram a bandeira de três estrelas, dos revolucionários sírios, pela de duas estrelas, do governo.

Filmagens do início do dia mostravam ruas vazias, lojas fechadas e casas abandonadas em uma rua principal. Ao fundo, podia-se ouvir artilharia pesada.

O Observatório de Direitos Humanos Sírio, anti-Assad, que está monitorando os grupos, disse que os militantes do grupo xiita libanês muçulmano Hezbollah, que ajudou o exército sírio e os combatentes pró-governo a isolar a área da fronteira com o Líbano, estavam agora no comando de grandes partes de Yabroud.

Milhares de civis fugiram de Yabroud, uma cidade com cerca de 40 a 50 mil habitantes, situada a aproximadamente a 60 quilômetros ao norte de Damasco, e das regiões próximas, depois que ela foi bombardeada no mês passado, antes da ofensiva do governo.

O governo tem feito progressos gradativos ao longo do caminho e ao redor de Damasco e Aleppo, nos últimos meses, recuperando o terreno na guerra que já dura três anos e que já matou mais de 140 mil pessoas. .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]