O líder do partido socialista Pasok, Evangelos Venizelos, afirmou nesta terça-feira (19) que a expectativa é de que seja anunciado o governo de coalizão na Grécia nesta quarta. As conversas com o partido Nova Democracia, que venceu as eleições no domingo, estão centradas na renegociação do programa de socorro grego, afirmou Venizelos.

CARREGANDO :)

Venizelos declarou ainda que o seu partido deve se comprometer "integralmente" com a coalizão, que ser deve ser chefiado pelos conservadores. Além do Pasok (33 cadeiras no parlamento recém eleito) e da Nova Democracia (129 cadeiras), a legenda Dimar (17) também deve fazer parte do novo governo de coalizão.

Fotis Kouvelis, líder do Dimar (centro-esquerda), já declarou que era preciso chegar a um "um programa político comum" entre os três partidos, com o alvo de renegociar as medidas de austeridade exigidas pela União Europeia e o FMI para continuar financiando o país.

Publicidade

O Nova Democracia e o Pasok se alternaram no poder entre o fim do regime militar grego, em 1974, e o ano passado, quando a crise econômica forçou os arquirrivais a partilharem o poder, num governo de unidade nacional favorável ao pacote financeiro internacional.

Veja também
  • UE irá renegociar termos de resgate com Grécia
  • Sentimento econômico da Alemanha tem maior queda desde 1998
  • Obama considera resultado das eleições gregas positivo
  • Nova Democracia busca coalizão pró-resgate na Grécia
  • Conservadores gregos querem alterar termos de resgate