• Carregando...

Uma emboscada contra um veículo blindado no norte do Afeganistão matou um soldado alemão e feriu outros cinco nesta quinta-feira (2), declararam as forças armadas, em nota. O veículo foi atingido por um dispositivo explosivo improvisado fora da cidade de Kunduz, cinco dias após um atentado suicida à bomba ter matado dois soldados alemães e o chefe da polícia regional.

A Alemanha tem cerca de 5 mil soldados no Afeganistão sob a liderança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em um missão extremamente impopular dentro do país, segundo as pesquisas.

O ministro da Defesa alemão, Thomas de Maiziere, disse que está "chocado" com as mortes, mas afirmou que a Alemanha continua comprometida com a segurança no Afeganistão. "Você não pode ceder à violência", declarou em um discurso em Dresden.

"Se sairmos agora, enfraqueceríamos a confiança em nós e a autoconfiança dos afegãos e abriríamos caminho para o Taleban. Não vamos falhar em nosso compromisso e completaremos nosso encargo."

O parlamento alemão aprovou em janeiro a extensão de um ano da missão no Afeganistão, mas, pela primeira vez, com a condição de que os soldados comecem a retornar no fim deste ano, se a segurança permitir. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]