• Carregando...

O novo presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, assumiu o poder no domingo (16) pedindo o fim do terrorismo e da pirataria em um país mergulhado no conflito há mais de duas décadas.

A posse de Mohamud, a primeira desde que o país entrou em guerra civil depois que líderes militares derrubaram o ditador Mohamed Siad Barre em 1991, segue-se a um esforço apoiado pela ONU e mediado regionalmente para por fim às lutas, que mataram dezenas de milhares de pessoas e causaram a fuga de muitas mais.

Mohamud é um rosto relativamente novo na política somali, mas o acadêmico terá que enfrentar problemas antigos: uma política de clãs difícil, corrupção desenfreada, pirataria marítima e uma insurgência persistente dos rebeldes islâmicos Shabaab.

"Queremos a Somália livre da pirataria, do terrorismo e da busca por exílio no exterior. Queremos criar uma comunidade unida para que os somalis e os países vizinhos possam viver em paz", disse Mohamud durante sua posse em uma cerimônia em um salão fortificado na campo de treinamento da polícia de Mogadíscio. "Agora, a Somália virou uma nova página".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]