• Carregando...

Nas primeiras horas desta quarta-feira, será lançada a sonda Vênus Express, da Agência Espacial Européia (ESA na sigla em inglês), que tem a missão de explorar a densa e quente atmosfera do planeta Vênus. De acordo com o site Space.com, o lançamento está marcado a 0h33m (horário de Brasília) da Estação Russa de Baikonur, no Cazaquistão.

A princípio, o lançamento da sonda estava marcado para o dia 26 de outubro. Mas sua partida foi adiada depois que testes revelaram um problema no isolamento térmico na parte superior do foguete Soyuz-Fregat. Uma vez que a Vênus Express se separar do projétil, os cientistas da ESA planejam estabelecer contato com a sonda.

- Nós acabamos de receber o relatório pré-lançamento e tudo está na zona verde - informou a porta-voz da ESA, Jocelyne Landeau. - Está tudo pronto para a partida.

Essa será a primeira missão européia para Vênus. Os cientistas querem examinar os efeitos dos gases tóxicos concentrados na atmosfera do planeta e também a força permanente de furacões registrada em Vênus.

Os especialistas também esperam descobrir, com a ajuda de aparelhos a bordo da sonda, se os vários vulcões venusianos estão ativos. Eles pretendem ainda entender como um planeta tão parecido com a Terra pode ter evoluído de forma tão diferente.

- Vênus ainda é um grande mistério - afirmou Gerhard Schwehm, chefe das missões planetárias da ESA.

Vênus é o país mais próximo da Terra dentro do sistema solar. Os dois também apresentam a mesma massa e densidade, além de apresentar camadas internas de pedra que os especialistas acreditam terem sido formadas na mesma época.

Mas apesar das muitas semelhanças, os dois planetas têm atmosferas bem diferentes. Vênus é composta quase que inteiramente de dióxido de carbono, com muito pouca água em vapor. O planeta também apresenta a mais quente superfície e não tem pressão atmosférica.

De acordo com a ESA, a Vênus Express deve levar 163 dias para chegar ao planeta. A missão tem um custo de US$ 260 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]