• Carregando...
Imagem da cratera Degas, capturada pela sonda Messenger | Nasa
Imagem da cratera Degas, capturada pela sonda Messenger| Foto: Nasa

Um estudo prévio das primeiras imagens tiradas da superfície de Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, parece indicar a existência de gelo, apesar da proximidade com o Sol. A sonda Messenger, a primeira a orbitar Mercúrio de­­pois de uma viagem de seis anos até chegar a seu destino, enviou um lote inicial com 20 mil imagens para a Terra.

O planeta já foi fotografado anteriormente, mas esta é a primeira vez que as imagens são obtidas com exatidão. A Mes­­senger também realizou análises da composição química do solo e reuniu dados sobre o campo magnético de Mercúrio.

"É quase um planeta novo. Nunca tivemos este tipo de da­­do antes", disse o pesquisador-chefe Sean Solomon, do Insti­­tuto Carnegie, de Wa­­shington.

A coleta indica que há ricos depósitos de enxofre no solo e provavelmente foram os vulcões que desempenharam um papel importante na formação de Mercúrio. A descoberta faz com que os cientistas repensem as teorias sobre como o planeta se formou. Mercúrio, especulam os pesquisadores, pode ter sido formado com materiais diferentes dos de Vênus, Terra e Marte.

* * * *

Em três dias, atividade humana emite mais CO2 que vulcões em um ano

As seguidas grandes erupções de vulcões na Islândia e, agora, no Chile levantaram a preocupação de algumas pessoas quanto a seus efeitos sobre o aquecimento global. Uma revisão de estudos sobre o assunto feita por um cientista da Agência de Levantamentos Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), no entanto, mostra que em apenas três dias as atividades humanas lançam na atmosfera mais dióxido de carbono (CO2), principal gás do efeito estufa, do que todos os vulcões do mundo ao longo de um ano.

"A pergunta mais frequente que me fizeram, e ainda fazem, nos meus cerca de 30 anos como geoquímico de gases vulcânicos, é se os vulcões emitem mais dióxido de carbono do que as atividades humanas", conta Terrance Gerlach, da USGS. "As pesquisas mostram sem dúvidas que a resposta é ‘não’ As emissões antropogênicas de CO2 fazem as vulcânicas parecerem nanicas", diz Gerlach.

Os estudos de Gerlach presum em a emissão dos vulcões em 250 milhões de toneladas de CO2 por ano. Para a atividade humana, a projeção é de 35 bilhões de toneladas anuais.

Wikiflora reunirá dados botânicos da Amazônia

O portal Wikiflora.org, que será desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a IBM, vai reunir descrições e mapeamento de espécies de plantas da Amazônia, feitas por internautas e validadas por um comitê de especialistas. O objetivo é en­­volver não especialistas "como es­­tudantes do en­­sino médio" na clas­­sificação biológica.

Os internautas poderão comparar plantas que eles conhecem com uma base de coleções biológicas já existentes. Isso permitirá até a descrição de novas espécies.

Uma versão do site deve ficar pronta para a conferência Rio +20, em 2012, com a descrição de 2,5 mil espécies da reserva Adolpho Ducke.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]