• Carregando...

Washington – Beber sucos de frutas ou verduras várias vezes por semana pode proteger contra o mal de Alzheimer, uma doença degenerativa do sistema nervoso que costuma afetar maiores de 65 anos, revelou um estudo publicado na edição de setembro da revista The American Journal of Medicine.

A pesquisa, feita durante nove anos pelo professor Qi Dai, da Universidade Vanderbilt, mostrou que o risco de desenvolver a doença diminuiu 76% nas pessoas que bebiam sucos de frutas ou verduras mais de três vezes por semana. Entre aqueles que beberam um suco por semana, o risco caiu apenas 16%.

A investigação foi feita com 1.836 pessoas mentalmente saudáveis na região de Seattle (nordeste) a partir de 1991 e 1992. A cada dois anos, os pacientes eram consultados sobre seus estilos de vida e hábitos alimentares e eram submetidos a testes para avaliar sua saúde mental.

Embora por muito tempo se acreditasse que as vitaminas antioxidantes, como a C, a E ou o caroteno, tivessem um efeito protetor contra o mal de Alzheimer, o estudo destaca a existência de "outros fatores", como os polifenóis, substâncias orgânicas naturais presentes nos sucos, no chá e também no vinho. A pesquisa não especificou que tipo de suco é o mais benéfico.

A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) estima que a doença afete pelo menos um milhão de pessoas no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]