• Carregando...

O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, afirmou nesta terça-feira (24) em Pequim que Cartum "declarou guerra" contra seu país, no momento em que os confrontos entre os dois Estados são intensos.

"Minha visita acontece em um momento crítico para a República do Sudão do Sul, pois nosso vizinho de Cartum declarou guerra ao nosso país", disse Kiir ao presidente chinês Hu Jintao durante uma visita oficial a China, país que foi durante muito tempo um aliado próximo de Cartum.

A visita a China de Kiir pode ter um efeito positivo pelos investimentos de Pequim na região, que obrigam as autoridades do gigante asiático a tentar acalmar os ânimos entre Sudão e Sudão do Sul.

Na madrugada desta terça-feira, a aviação sudanesa bombardeou várias regiões petroleiras na fronteira com o Sudão do Sul, afirmou Taban Deng, governador do estado sul-sudanês de Unidade.

O serviço de inteligência militar do Sudão do Sul afirmou que o Exército de Cartum prepara uma ofensiva contra Bentiu, capital de Unidade, situado a 60 km da fronteira.

Os confrontos na fronteira entre os dois países são intensos desde o fim de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]