O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, afirmou nesta terça-feira (24) em Pequim que Cartum "declarou guerra" contra seu país, no momento em que os confrontos entre os dois Estados são intensos.

CARREGANDO :)

"Minha visita acontece em um momento crítico para a República do Sudão do Sul, pois nosso vizinho de Cartum declarou guerra ao nosso país", disse Kiir ao presidente chinês Hu Jintao durante uma visita oficial a China, país que foi durante muito tempo um aliado próximo de Cartum.

A visita a China de Kiir pode ter um efeito positivo pelos investimentos de Pequim na região, que obrigam as autoridades do gigante asiático a tentar acalmar os ânimos entre Sudão e Sudão do Sul.

Publicidade

Na madrugada desta terça-feira, a aviação sudanesa bombardeou várias regiões petroleiras na fronteira com o Sudão do Sul, afirmou Taban Deng, governador do estado sul-sudanês de Unidade.

O serviço de inteligência militar do Sudão do Sul afirmou que o Exército de Cartum prepara uma ofensiva contra Bentiu, capital de Unidade, situado a 60 km da fronteira.

Os confrontos na fronteira entre os dois países são intensos desde o fim de março.