| Foto: Timothy A. Clary/AFP

Apesar da perseguição dos meios de comunicação, o suposto autor do polêmico relatório sobre as relações entre Donald Trump e a Rússia, Christopher Steele, considerado um ex-espião britânico reconvertido a consultor, seguia desaparecido nesta quinta-feira (12). Enquanto isso, o diretor de inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, expressou sua consternação Trump pelo vazamento de um relatório de segurança que supostamente continha um conteúdo explosivo e não verificado sobre o presidente eleito.

CARREGANDO :)

Em entrevista nesta quarta-feira (11), o republicano acusou as agências de inteligência de terem permitido o acesso aos documentos. “Acho que é muito triste quando informes de Inteligência são vazados para a imprensa. Acho que é muito triste. Antes de mais nada, é ilegal”, afirmou Trump, em sua primeira entrevista coletiva como presidente eleito.

Publicidade
Veja também
  • México revida Trump e diz que não vai pagar por muro na fronteira
  • Empresas da família Trump fabricam roupas e acessórios na Ásia

Na semana passada, os chefes de inteligência apresentaram a Trump, assim como ao atual presidente, Barack Obama, um resumo de duas páginas das afirmações potencialmente constrangedoras que envolvem a Rússia, segundo matérias da cadeia CNN, do jornal The New York Times e de outros meios de comunicação americanos.

Clapper afirmou, em um comunicado, que falou com Trump na quarta-feira sobre as afirmações não verificadas de que seus assistentes se uniram com as autoridades do Kremlin para vencer as eleições americanas, e que a Rússia tinha informações comprometedoras sobre o agora presidente eleito.

“Esta noite tive a oportunidade de falar com o presidente eleito Donald Trump para discutir os recentes informes da imprensa sobre nossa reunião informativa de sexta-feira passada”, afirmou Clapper. “Expressei a ele minha profunda consternação pelo vazamento surgido na imprensa, e nós dois concordamos que isso era extremamente corrosivo e danoso para nossa segurança nacional”, enfatizou.

Apesar da revolta de Trump e das críticas que fez, Clapper disse a ele que duvidava que o vazamento tivesse sido obra da comunidade de inteligência americana.“Insisti que este documento não é um produto da comunidade de inteligência dos EUA e que não acreditava que o vazamento provinha da CI” (comunidade da inteligência), indicou Clapper. “A CI não fez nenhuma avaliação de que esse documento seja confiável e não nos baseamos nele para nossas conclusões”, acrescentou.

Publicidade

Suposto autor britânico de informe sobre Trump segue indetectável

Christopher Steele, de 52 anos, foi identificado por vários meios de comunicação como o autor do documento de 35 páginas que o presidente eleito Donald Trump considera totalmente falso.

A publicação de seu nome por parte do Wall Street Journal desencadeou uma autêntica caça na Grã-Bretanha, mas Steele não está nem em sua casa, nem em seu escritório, e meios de comunicação locais afirmam que teria fugido. Sua grande casa de tijolos vermelhos, no povoado de Runfold, perto de Londres, estava vazia nesta quinta-feira, comprovou um jornalista da AFP.

Um de seus vizinhos, Mike Hopper, disse à agência PA que Steele vivia ali há 18 meses com sua esposa e seus quatro filhos.

Quando saiu de casa na manhã de quarta-feira parecia normal, disse o vizinho. “Não disse onde ia nem quando voltaria”, acrescentou Hopper, explicando que, enquanto isso, cuidará de seus três gatos.

Segundo o jornal The Telegraph, que cita uma fonte anônima, Steele teria fugido, preocupado por sua segurança, de sua família e por possíveis represálias após a publicação do documento.

Publicidade

Segundo seu perfil no LinkedIn, Steele é um dos diretores da consultoria londrina Orbis Business Intelligente. Em seu site, a empresa diz que foi fundada em 2009 “por antigos profissionais dos serviços britânicos”.

Segundo o Wall Street Journal, que cita um ex-agente da CIA, Christopher Steele trabalhou durante vários anos em Moscou para o MI6, a agência britânica de inteligência exterior, e tem boa reputação entre os profissionais.

Consultado pela AFP, o ministério das Relações Exteriores britânico, que administra a comunicação externa do MI6, não quis fazer comentários. Christopher Steele “não trabalha” para a administração britânica, afirmou um porta-voz da primeira-ministra, Theresa May.