Pelo menos 73 crianças morreram nas últimas duas semanas na Índia por causa de um suposto surto de encefalite no estado de Bihar, no norte do país, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais à agência "Ians".

CARREGANDO :)

Os maiores números de vítimas foram registrados nos distritos de Muzaffarpur e Patna - 30 e 34, respectivamente. Neste último, 80 crianças foram internadas com sintomas agudos da doença. Houve ainda nove mortes em Gaya, segundo o departamento regional de Saúde.

O ministro da Saúde da região, Ashwani Kumar Choubey, porém, rejeitou as afirmações taxativas sobre a vinculação das mortes com a encefalite, e esclareceu que "as causas ainda não foram determinadas".

Publicidade

A encefalite provoca nas crianças febre alta e, nos casos mais graves, convulsões e inconsciência. Os surtos da doença são relativamente comuns em algumas regiões da Índia, sobretudo após as chuvas de monção do verão. Bihar, um dos estados mais pobres do país, é habitualmente um dos mais atingidos pela epidemia, mas em todo o seu território não há nenhum laboratório capaz de analisar amostras de sangue para detectar sinais desta inflamação.

Veja também
  • Surto de E. coli mata bebê nos EUA, diz TV
  • China enfrenta epidemia de tuberculose resistente