• Carregando...

O surto de gripe aviária detectado em uma granja de criação de frangos de Miyazaki, no sudoeste do Japão, pertence à variante letal do vírus H5N1, que pode ser transmitido a humanos, informou o governo japonês.

Trata-se do quinto caso de gripe aviária a ser detectado no Japão, embora até agora não haja informações sobre contágio entre humanos. As autoridades sanitárias japonesas desinfetam hoje a granja de Miyazaki, onde foram incinerados 12 mil francos depois que, no fim de semana passado, foi detectado um surto da doença, para evitrar a expansão a centros vizinhos.

Segundo informou hoje a agência de notícias Kyodo, uma equipe sanitária inspecionará, na quarta-feira, 16 granjas situadas em um raio de dez quilômetros do local onde foi detectado o surto.

Cerca de 194 mil frangos terão que passar por exaustivos controles sanitários e se manterá a proibição de transporte destas aves e dos ovos na área inspecionada, pelo menos, durante as próximas três semanas como medida de prevenção.

As autoridades de Hong Kong anunciaram hoje a proibição de se importar frangos provenientes do Japão, após saber que tratava-se de um surto do vírus H5. Não se sabe quando este comércio será restabelecido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]