Militares de Taiwan disparam munição real em canhão (obuseiro) nesta terça 9 de agosto, simulando como seria uma defesa contra possível invasão chinesa.| Foto: EFE / EPA / RITCHIE B. TONGO
Ouça este conteúdo

O Exército de Taiwan iniciou nesta terça-feira manobras com fogo real para colocar em teste a capacidade defensiva das suas forças militares, diante de uma possível invasão da China.

CARREGANDO :)

As atividades começaram no mesmo dia em que Pequim prolongou pelo sexto dia os exercícios militares no entorno da ilha, que foram iniciados na última quinta-feira.

Os testes anuais de artilharia pesada anunciados por Taiwan estão acontecendo no campo de treinamento de Fenggang, no sul da ilha, de acordo com a agência de notícias "CNA".

Publicidade

Na área de atividades, que abrange um quilômetro da costa de Fenggang, simula o modo de combate defensivo com que as forças taiwanesas buscariam bloquear um avanço inimigo no mar.

A zona de exercícios não se "sobrepõe em absoluto" com a utilizada nos dias anteriores pelo Exército Popular de Libertação (o exército chinês), segundo afirmou Lou Weijie, diretor de Política de Guerra do Exército taiwanês.

A crise entre Taiwan e China teve origem com a visita à ilha, na semana passada, da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, que rendeu promessa de represálias de Pequim.

O ministro das Relações Exteriores da ilha, Wu Zhaoxie, pediu, em entrevista coletiva, que todos os países que "amam a liberdade e a democracia", que trabalhem juntos e discutam uma maneira conjunta de enfrentar as "ações e métodos da China contra Taiwan".

"A China está tentando converter o Estreito de Formosa em um mar interno, negando o status quo, de que é uma via fluvial internacional, afetando o direito da comunidade internacional a liberdade de navegação", indicou o chanceler.

Publicidade

Mais cedo, o exército chinês anunciou que prolongaria pelo sexto dia as manobras militares "por mar e ar, orientadas ao combate", que estão sendo realizadas no entorno de Taiwan, inicialmente, previstas para terminar no domingo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]