• Carregando...

Talibãs que seqüestraram há 11 dias um grupo de sul-coreanos mataram um refém nesta segunda-feira, informou um porta-voz do grupo extremista. Ele alegou que o culpado pela morte é governo afegão, que não quis ouvir as exigências dos seqüestradores. Este é o segundo refém morto. Ao todo, 23 asiáticos foram levados pelos extremistas. Na quarta-feira passada foi anunciada a execução do primeiro refém, o pastor protestante Bae Hyung-kyu, de 42 anos, líder do grupo.

- Executamos a tiros um refém do sexo masculino porque o governo não ouviu nossas exigências - afirmou o porta-voz talibã Qari Mohammad Yousuf.

O Talibã, que estava no poder antes da invasão comandada pelos EUA em 2001, exige que o governo do Afeganistão liberte prisioneiros da milícia islâmica, que se mantém ativa em vários bolsões no país. O fracasso nas negociações custou a vida do segundo sul-coreano, disse o grupo.

Na orações de domingo, o Papa Bento XVI pediu no Vaticano a libertação dos missionários sul-coreanos no Afeganistão.

Nesta segunda-feira, a TV por satélite Al-Jazeera exibiu imagens do grupo seqüestrado. Várias mulheres foram vistas usando véu, tendo ao fundo guerrilheiros talibãs.

Pouco antes do anúncio da segunda execução, a Missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama) havia expressado sua preocupação com a vida dos seqüestrados.

- Estamos extremamente preocupados com a segurança e o bem-estar de todos aqueles reféns, principalmente porque muitos deles são mulheres jovens que vieram ao Afeganistão ajudar a população" - afirmou Nilab Mobarez, assessor da Unama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]