• Carregando...
A retirada das tropas americanas e da coalizão internacional do Afeganistão deixou as forças afegãs com controle de todas as operações contra o Talibã e outros grupos armados
A retirada das tropas americanas e da coalizão internacional do Afeganistão deixou as forças afegãs com controle de todas as operações contra o Talibã e outros grupos armados| Foto: Reprodução/Hedayatullah Amid/Agência EFE/Gazeta do Povo

O Talibã invadiu nesta quarta-feira (7) e assumiu o controle parcial de Qal'eh-ye Now, capital da província de Badghis, localizada no noroeste do Afeganistão, no que representa o primeiro avanço do gênero para os insurgentes desde a assinatura do acordo para a paz com os Estados Unidos.

"O Talibã entrou na cidade, invadiu as prisões e alguns prédios do governo e ataques estão sendo realizados", disse à Agência Efe o representante parlamentar da província de Badghis, Zyauddin Akazoy. "A situação não é boa, os ataques estão ocorrendo dentro da cidade e ninguém sabe o que vai acontecer", acrescentou.

Além disso, mais de 600 membros das forças de segurança e alguns funcionários de alto escalão da polícia provincial se renderam aos talibãs durante a tomada da capital, incluindo o subchefe de polícia Khwaja Murad, segundo disse Akazoy.

"Ninguém pode prever o que está acontecendo dentro da cidade, já que alguns membros das forças de segurança estão resistindo ao Talibã em prédios do governo", declarou um morador em depoimento à imprensa local.

Imagens publicadas por vários meios de comunicação afegãos e pelo Talibã mostram os insurgentes abrindo as portas da prisão provincial e pedindo aos prisioneiros que saiam do presídio.

Por sua vez, o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Tariq Arian, disse em um breve comunicado que as forças de segurança estão "presentes" em Badghis e que "responderão às ameaças".

Avanço do Talibã

Qal'eh-ye Now torna-se assim a primeira capital provincial afegã a ser atacada e parcialmente invadida por insurgentes desde que os Estados Unidos e o Talibã assinaram um acordo no ano passado em Doha com o objetivo de encontrar uma saída para duas décadas de guerra.

No entanto, os talibãs garantiram em várias ocasiões que, no momento, não tem intenção de atacar nenhuma capital provincial.

Desde o início da retirada das tropas dos EUA e da Otan em 1º de maio, os talibãs conquistaram rapidamente o controle territorial da maior parte do país.

A retirada das forças estrangeiras abalou o moral das forças de segurança afegãs, enquanto os insurgentes ganharam o controle de cerca de 100 distritos.

Nas últimas duas décadas de guerra, esta é a primeira vez que o Talibã captura um grande número de distritos em um período de tempo tão curto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]