• Carregando...
Motoristas ficaram com seus carros parados em Chicago | Scott Olson / Getty Images / Reuters
Motoristas ficaram com seus carros parados em Chicago| Foto: Scott Olson / Getty Images / Reuters

Uma enorme tempestade de neve, considerada a pior em décadas, atingiu o nordeste dos Estados Unidos nesta quarta, paralisando várias partes de Chicago e Nova York. Centenas de motoristas ficaram presos em seus carros durante a noite passada. Aeroportos e escolas foram forçados a fechar.

Chicago registrou 49,53 centímetros de neve, o que fez da nevasca a terceira mais forte já registrada na cidade, mas mais neve ainda pode cair. No Missouri, houve queda de 46 centímetros de neve, mais do que os 30 centímetros registrados em Indiana e no Kansas. Meteorologistas advertiram que o acúmulo de gelo pode derrubar alguns galhos de árvores e linhas de transmissão de energia num trecho de 3.220 quilômetros. O gelo pode também afetar os serviços de transporte.

Em Chicago, as escolas públicas foram fechadas pela primeira vez em 12 anos. O tráfego na conhecida estrada Lake Shore Drive também teve de ser interrompido. Centenas de motoristas ficaram presos na estrada por 12 horas após vários acidentes de carro.

Escavadeiras retiraram a neve das centenas de carros que continuavam enterrados até o teto na manhã de hoje, depois do resgate dos motoristas. Raymond Orozco, chefe de gabinete do prefeito Richard Daley, disse que o resgate dos motoristas foi "gravemente prejudicado" pela neve, ventos fortes e condições ruins de visibilidade.

Jenny Theroux, de 23 anos, disse à Associated Press que ficou presa entre as 16h de ontem e as 4h de hoje. Ela ficou parada a apenas 240 metros de uma saída da estrada. "Foi uma experiência muito estressante até acabar, especialmente porque não sabia o que estava acontecendo", disse Theroux, depois de abandonar seu carro.

Voos cancelados

Não foi apenas o deslocamento de carro que se tornou perigoso. Sair ou chegar ao Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, não será possível até amanhã. O Aeroporto Logan, em Boston, também fechou, mas deveria reabrir ainda na manhã de hoje.

Mais de 5.300 voos foram cancelados em todo o país, segundo o serviço de controle de tráfego aéreo FlightAware. Isso aconteceu um dia depois de as empresas terem deixado em solo 12.630 voos por causa da tempestade.

Mais de 200 mil residências e empresas em Ohio estavam sem energia hoje. Em Nova Jersey e na Pensilvânia mais de 100 mil também ficaram sem energia. Clientes também enfrentaram blecautes no Texas.

Em Oklahoma, equipes de resgate e integrantes da Guarda Nacional procuraram, durante a noite, motoristas que pudessem estar presos em estradas, já que condições de visibilidade muito ruins impediram o tráfego em Tulsa e na cidade de Oklahoma.

A força da tempestade é resultado do ar frio que veio do Canadá, que se encontrou com o ar quente e úmido vindo do sul, explicou o meteorologista Gino Izzo, do Serviço Nacional de Meteorologia. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]