• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Santo Domingo – A tempestade tropical Noel desencadeou deslizamentos de terra e enchentes na República Dominicana e no Haiti, deixando pelo menos 107 mortos no Caribe. Em alguns casos os pais tiveram de escolher quais filhos salvar enquanto a água subia vertiginosamente.

Entre os mortos, pelo menos 90 viviam na Ilha Hispaniola, sendo 56 na República Dominicana e 34 no Haiti. Também houve mortes atribuídas à tempestade na Jamaica. No Haiti, a maior parte das mortes ocorreu na capital, Porto Príncipe, e em seus arredores.

Na República Dominicana, as equipes de resgate usavam helicópteros e botes para resgatar as pessoas isoladas pelas enchentes. Centenas de voluntários engajaram-se nos esforços de salvamento.

"Tentaremos chegar a lugares onde não sabemos o que aconteceu porque não conseguimos acesso nem informações desde segunda-feira", disse o deputado dominicano Sergio Vargas à Associated Press.

Pelo menos 52 comunidades ficaram incomunicáveis por causa das enchentes e dos deslizamentos de terra provocados pela tempestade tropical. Mais de três dias de chuvas causaram prejuízos calculados em US$ 30 milhões às plantações de arroz e cacau da República Dominicana, disse Juan Temístocles Montas, ministro da Economia da nação caribenha.

O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, decretou estado de emergência pelos próximos 30 dias e requisitou ajuda internacional, especialmente agentes humanitários e helicópteros.

Meteorologistas previam que a tempestade, a caminho das Bahamas, ganharia força ontem à noite. O governo local decretou estado de atenção para o noroeste do arquipélago, que foi atingido pelas fortes chuvas levadas pela tempestade. Na manhã de ontem, a tormmenta já havia provocado precipitações de 130 milímetros em Nassau, capital das Bahamas.

No sul da Flórida, fortes ondas atingiam a região de Miami e os moradores de um condomínio em South Palm Beach foram orientados a deixar a área.

A tempestade tropical Noel já é a segunda mais forte registrada na atual temporada de furacões no Oceano Atlântico. No início de setembro, o furacão Felix provocou a morte de 101 pessoas, a maior parte delas na Nicarágua e em Honduras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]