• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Os trabalhos de resgate se intensificaram nas últimas horas na República Dominicana, após a tempestade tropical Noel ter deixado mais de 100 mortos no Caribe e um grande prejuízo material.

Depois de atravessar a ilha Hispaniola - onde deixou 73 mortos na República Dominicana e 34 no Haiti, segundo os últimos números oficiais -, a tempestade Noel passou por Cuba com fortes chuvas, sem deixar vítimas, e se dirige agora para o Atlântico, ameaçando a Florida e as Bahamas.

Na última madrugada, Noel ganhou força e passou a furacão de categoria 1 sobre o Atlântico, enquanto se afastava da costa de Bahamas, informou o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos. O furacão estava com ventos de mais de 120 km/h.

"Noel ganhou força e se move agora na direção norte-nordeste", sobre o oceano Atlântico. "Esperamos um aumento nos ventos nas próximas 24 horas", destacou o informe.

Na República Dominicana, país mais afetado pelo ciclone - além dos mortos, 43 pessoas estão desaparecidas -, o clima melhorou nesta quinta-feira, o que permitiu às equipes de resgate intensificar os trabalhos.

"Enviamos helicópteros a lugares que ficaram isolados por terra, onde não tínhamos conseguido entrar por falta de visibilidade. Levamos alimentos, água potável e medicamentos", disse Juan Manuel Méndez, do Centro de Operações de Emergências.

Segundo Méndez, os pontos que mais precisam de ajuda são San José de Ocoa, 115 km a oeste de Santo Domingo, e as comunidades do rio Yuna, na região nordeste. Também San Cristóbal, 42 km a oeste da capital, e Barahona, no extremo sudoeste, devem receber atenção extra.

De acordo com a Comissão Nacional de Emergências (CNE), 1.522 pessoas haviam sido resgatadas até quarta-feira.

Sete helicópteros operam exclusivamente nas localidades mais atingidas, enquanto provisões de emergência chegam por via marítima a Azua (sul), que ficou incomunicável após a passagem da tempestade.

Há 52 lugares isolados em todo o país. Mais de 62 mil pessoas deixaram suas casas; destas, 21 mil estão em abrigos oficiais e o resto se hospedou em casas de familiares e amigos. Mais de 15 mil casas ficaram danificadas e 664 foram completamente destruídas. Em todo o país, 35 pontes e estradas ficaram inutilizáveis, segundo fontes oficiais.

Haiti

No Haiti, além dos 34 mortos, a Defesa Civil haitiana informou que 14 pessoas estão desaparecidas e mais de 60 ficaram feridas após a passagem da tempestade Noel. Milhares de pessoas estão desabrigadas, segundo a mesma fonte, e quase 2 mil casas foram danificadas.

Cuba

As autoridades cubanas mantêm as medidas de proteção no leste do país, onde as chuvas associadas à passagem da tempestade tropical Noel forçaram a remoção de quase 30 mil pessoas e causaram grandes danos econômicos.

Em Ciego de Ávila, as chuvas inundaram 5.500 hectares de plantações. O país perdeu 18.686 toneladas de produtos agrícolas, como banana, milho, feijão, tomate e pepino, avaliadas em mais de 14 milhões de pesos cubanos (US$ 560 mil).

Em Guantánamo os transportes estão em colapso. Existem várias comunidades isoladas, da mesma forma que nas províncias de Granma e Las Tunas. O corte na eletricidade e telefone se estendem por toda a região leste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]