• Carregando...

O final da tempestade tropical Barry levou fortes ventos e chuvas à Flórida no sábado, mas as águas foram bem-vindas no Estado que tem lutado contra incêndios florestais.

A maior parte da costa oeste da Flórida sentiu a força do Barry no sábado de manhã, depois que a chuva tinha atingido a região da baía de Tampa na sexta-feira à tarde. Não houve relatos de ferimentos ou danos relacionados à tempestade.

O Barry formou-se como uma tempestade tropical na sexta-feira e diminui para uma depressão tropical com ventos de até 55 quilômetros por hora na manhã de sábado.

O centro da tempestade estava perto de Tampa e a cerca de 160 quilômetros a noroeste de Fort Myers, na Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões em Miami.

O Barry deve cruzar a Flórida e em seguida dirigir-se pela costa leste como uma tempestade, não devendo se tornar um furacão, disse Daniel Brown, especialista em furacões do Centro Nacional.

A tempestade deve levar cerca 15 centímetros de chuvas a partes da Flórida, Geórgia e Carolina do Norte e do Sul, com até 25 centímetros em regiões isoladas.

As precipitações são uma boa notícia na Flórida, que registrou centenas de incêndios florestais em maio e menos da metade das chuvas da média normal.

Autoridades estaduais disseram que havia 160 incêndios em curso no sábado, menos do que os 180 registrados na sexta-feira. A chuva de sexta-feira foi a primeira em Tampa e 25 dias.

O Barry também levou chuvas fortes ao oeste de Cuba, onde rios transbordaram e provocaram inundações na província produtora de tabaco de Pinar del Rio. Autoridades disseram que mil pessoas foram retiradas de áreas alagadas e três pequenos tornados danificaram 50 casas.

O Barry formou-se na sexta-feira, dia oficial de início da temporada de seis meses de furacões no Atlântico para este ano que, segundo os meteorologistas, será mais ativa do que o normal.

"Acho que foi a primeira vez em 39 anos que tivemos uma tempestade no primeiro dia da estação", disse Brown. O ápice da estação de furacões acontece nos meses de agosto e setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]