• Carregando...
Moradores do estado americano Mississipi caminham na costa americana enquanto o Fenômeno climático Ida se aproxima | Reuters
Moradores do estado americano Mississipi caminham na costa americana enquanto o Fenômeno climático Ida se aproxima| Foto: Reuters

Escolas fechadas, pessoas deslocadas a áreas com abrigos e a declaração do estado de emergência na Flórida e no Alabama precedem a chegada da tempestade tropical Ida aos Estados Unidos. O fenômeno, que matou 134 pessoas em El Salvador no final de semana, rumou para o Golfo do México e deverá tocar a costa norte-americana nas primeiras horas da terça-feira.

Após uma temporada calma de furacões no Atlântico, os moradores da Louisiana à Flórida se prepararam com tranquilidade para receber a primeira ameaça.

No final de semana, enchentes e deslizamentos de terras provocaram a morte de 134 pessoas em El Salvador. Uma avalancha de lama cobriu o povoado de Verapaz, a cinquenta quilômetros da capital, San Salvador, antes da alvorada no domingo.

Em El Salvador, 70 pessoas continuam desaparecidas e sete mil estão desabrigadas. O presidente de El Salvador, Maurício Funes, visitou nesta segunda-feira Verapaz e conversou com moradores que tentavam tirar o barro das casas. Funes instou o Congresso salvadorenho a liberar milhões de dólares de ajuda do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para que o dinheiro seja usado nos trabalhos de reconstrução.

Ida começou como o terceiro furacão da temporada, já quase fora de época, porque a estação acaba em 1º de dezembro, mas se enfraqueceu para tempestade tropical nesta segunda-feira, com ventos sustentados com velocidade de 110 quilômetros por hora. O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que a tempestade deverá se enfraquecer ainda mais antes de tocar a terra firme. Alertas de tempestade tropical estão em vigor na Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida. Não existem planos de grandes retiradas de populações, mas as autoridades facilitam o acesso aos abrigos e encorajaram as pessoas que vivem à beira do mar ou em trailers a irem para os locais mais protegidos.

Na tarde desta segunda-feira, Ida estava a 185 quilômetros ao sul-sudeste da boca do rio Mississippi e a 350 quilômetros ao sul-sudoeste de Pensacola. A tempestade se movia na direção norte e noroeste a uma velocidade de 30 quilômetros por hora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]