• Carregando...
Os ventos do Rick caíram para cerca de 100 quilômetros por hora segundo o Centro Nacional de Furacões (CNF) dos EUA, mas a tempestade ainda pode causar inundações e deslizamentos perigosos | Nasa
Os ventos do Rick caíram para cerca de 100 quilômetros por hora segundo o Centro Nacional de Furacões (CNF) dos EUA, mas a tempestade ainda pode causar inundações e deslizamentos perigosos| Foto: Nasa

A tempestade tropical Rick perdeu força nesta terça-feira ao se aproximar da península mexicana da Baixa Califórnia, mas as ondas mataram uma segunda pessoa -- um adolescente que nadava no mar.

Os ventos do Rick caíram para cerca de 100 quilômetros por hora segundo o Centro Nacional de Furacões (CNF) dos EUA, mas a tempestade ainda pode causar inundações e deslizamentos perigosos ao passar por balneários do extremo sul da península, no final da noite de terça-feira.

O CNF alertou para condições perigosas do mar na costa sul da Baixa Califórnia, já que o Rick -- que no fim de semana chegou a ser um furacão da categoria 5, o topo da escala -- avançava para nordeste a 7 quilômetros por hora, e aparentemente ganhava velocidade.

Às 12h (hora local), seu centro estava 325 quilômetros a sul-sudoeste do balneário de Cabo San Lucas. Esperava-se que passasse ao sul da Baixa Califórnia, sem atingi-la, para então chegar ao continente na quarta-feira.

Um menino de 16 anos foi arrastado pelas ondas em Cabo San Lucas na segunda-feira, e um homem de 38 anos, do vizinho estado de Sinaloa, foi morto perto dali no domingo, quando foi atirado pelas ondas contra pedras.

O México não tem instalações de extração de petróleo nessa área, e apenas uma pequena parte da sua produção é exportada pelo Pacífico.

Rick foi o sétimo furacão da temporada no Pacífico. Em setembro, o Jimena, que chegou à categoria 4, poupou balneários de luxo, mas provocou fortes chuvas e ventos no centro da Baixa Califórnia, matando um idoso cuja casa foi inundada.

Comerciantes e moradores da região de Los Cabos pregaram tábuas nas janelas e prepararam sacos de areia para protegerem suas propriedades. As autoridades disponibilizaram albergues, e muitos pescadores norte-americanos desistiram de um torneio de pesca de três dias, marcado para começar na quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]