Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

O ser humano vai continuar aquecendo o planeta nos próximos anos, mas fatores naturais, como mares mais frios, devem compensar parcialmente o fenômeno, segundo um novo estudo divulgado pelo Met Office, o departamento de meteorologia do governo britânico.

Em sua primeira análise global de longo prazo, examinando os fatores naturais e humanos responsáveis pela mudança climática, o Met Office determinou que em 2014 a temperatura estará 0,3 grau Celsius acima da de 2004, apesar do efeito refrescante de fatores naturais, como o esfriamento dos mares.

"A variabilidade interna vai ofuscar parcialmente o sinal antropogênico do aquecimento global pelos próximos poucos anos", disse o estudo, comandado por Doug Smith.

Mas, embora as variações na temperatura do mar e até o "filtro solar" criado por cinzas vulcânicas possam atenuar o impacto humano em algumas áreas, o aquecimento do planeta como um todo continua sendo inevitável.

Projeções prévias levavam em conta os fatores externos -- como mudanças na radiação solar absorvida pela atmosfera terrestre -- e humanos, mas não consideravam as variações nas influências naturais sobre o clima dentro da atmosfera terrestre, segundo o Met Office.

"Ocorrências do El Niño, por exemplo, têm um efeito significativo sobre as previsões de curto prazo. Ao incluir tal variabilidade interna, demonstramos uma melhoria substancial nas previsões da temperatura da superfície", disse Smith.

"O relativo resfriamento observado nos mares do Sul e no Pacífico tropical no último par de anos foi corretamente previsto pelo novo sistema, nos dando uma maior confiança no desempenho do modelo."

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]