• Carregando...
terremoto Turquia
Casa desabou em uma área atingida pelo terremoto em Esmirna, na Turquia, em 30 de outubro de 2020| Foto: Divulgação/Demiroren News Agency (DHA)/AFP

Um forte terremoto de magnitude 7.0 atingiu a região do Mar Egeu nesta sexta-feira (30), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, causando destruição em regiões da Turquia e da Grécia.

Na Turquia, 20 edifícios desabaram na cidade de Esmirna, informou a BBC. O ministro da saúde do país, Fahrettin Koca, confirmou a morte de quatro pessoas e disse que 120 pessoas ficaram feridas. Segundo ele, 38 ambulâncias e dois helicópteros estão em Esmirna para prestar atendimento às vítimas.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse, no Twitter, que o governo vai apoiar os cidadãos afetados pelo terremoto "com todos os meios de nosso Estado". "Tomamos medidas para iniciar o trabalho necessário na região com todas as nossas instituições e ministros relevantes", informou.

O tremor também causou um pequeno tsunami que atingiu a cidade de Esmirna e inundou o porto da ilha grega de Samos.

Grécia

Residentes da ilha grega de Samos, que tem uma população de cerca de 45.000 habitantes, foram aconselhados a ficar longe das áreas costeiras. "Foi um terremoto muito grande, é difícil ter um maior", disse Eftyhmios Lekkas, chefe da organização grega para o planejamento antissísmico, à TV grega Skai.

A Grécia se encontra situada sobre importantes falhas geológicas e os terremotos são frequentes, sobretudo, no mar, e não costuma provocar mortos. De acordo com relato da AFP, aconteceu um mini-tsunami e foram registrados danos materiais na ilha de Samos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]