• Carregando...
Governo pediu a moradores que dormissem na rua para evitar desabamentos | AFP
Governo pediu a moradores que dormissem na rua para evitar desabamentos| Foto: AFP
  • Veja onde fica a Turquia e o local atingido pelo terremoto

Um forte terremoto ocorrido na madrugada de ontem no leste da Turquia deixou pelo menos 51 mortos e mais de 30 feridos. Com medo de novas réplicas, centenas de sobreviventes foram para as ruas, onde acenderam fogueiras e aguardaram pelo socorro.

O tremor de intensidade 6, registrado antes do sol nascer, por volta das 4h30 locais (23h30 de domingo em Brasília), surpreendeu grande parte da população, que dormia no momento do abalo.

A região mais atingida foi perto do vilarejo de Basyurt, em uma área remota da província de Elazig. A região fica a 550 quilômetros ao leste de Ancara.

Casas de barro ficaram completamente destruídas e minaretes de três mesquitas foram derrubados. Uma equipe do Cres­cente Vermelho foi enviada ao local para ajudar as vítimas e er­gueu 20 casas pré-fabricadas e 230 tendas de campanha para dar assistência aos desabrigados. Policiais também auxiliaram nos trabalhos de resgate. "Eu tentei sair de casa, mas a porta não abria, então pulei pela janela pa­­ra tentar ajudar meus vizinhos", disse Ali Riza, que ajudou a tirar seis corpos dos escombros.

Cautela

O primeiro-ministro turco, Re­­cep Tayyip Erdogan, pediu à po­­pulação que não volte às suas ca­­sas porque ainda havia o risco de as construções virem abaixo após réplicas do terremoto.

Desde o tremor inicial mais de cem réplicas foram registradas – a mais forte delas atingiu 5,5 graus na escala Richter. Em 1999, dois poderosos tremores foram registrados no noroeste do país, deixando mais de 18 mil mortos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]