i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tragédia

Terremoto mata ao menos dois e fere 135 no norte do Chile

Autoridades chilenas lançam alerta para tsunamis, mas suspende o aviso pouco depois

  • 14/11/2007 21:48
 | Sossella
| Foto: Sossella

Santiago – Um terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter atingiu ontem o norte do Chile às 12h43 (13h43 em Brasília) e matou ao menos duas pessoas, segundo autoridades locais. A Agência Nacional de Emergência do Chile (Onemi) informou que há ainda 135 feridos e danos em estruturas e redes de comunicação.

O epicentro do abalo – que ficou a apenas 1,3 grau do topo da escala – foi registrado 35 km a leste da cidade de Tocopilla, 1.632 km ao norte de Santiago, a uma profundidade de 59 km.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, não alterou sua agenda, mas enviou vários ministros para a região norte. Quatro caminhões com víveres também foram mandados, e um avião da Força Aérea irá hoje ao local do desastre.

O Consulado do Brasil em Santiago disse que não há relatos de brasileiros feridos.

A cidade mais atingida foi Tocopilla, onde Olga Ortiz, 54 anos, e Leontina Espejo, 88 anos, morreram quando suas casas desabaram. Outras 115 pessoas se feriram e 40% das edificações da cidade foram afetadas. Em María Elena, outras 20 pessoas ficaram feridas.

Em Antofagasta, cinco pessoas ficaram feridas, e o tremor cortou a energia temporariamente. A cidade também teve danos em estruturas. No hotel Radisson, a fachada desmoronou, esmagando carros estacionados. Ninguém se feriu. "Estamos funcionando normalmente. Os hóspedes continuam aqui’’, afirmou Francisco Gongora, chefe de manutenção do hotel.

Segundo autoridades de Antofagasta, os cidadãos foram beneficiados por um treinamento de emergência realizado em agosto último. Na ocasião, mais de 50 mil pessoas foram mobilizadas para o exercício.

Ontem, o país chegou a lançar um alerta para tsunamis, mas o suspendeu pouco depois. Em Santiago, o terremoto foi sentido com intensidade moderada.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.