• Carregando...

O terremoto que matou mais de cinco mil pessoas na ilha indonésia de Java tem ligação com o tremor que detonou o violento tsunami de 2004 e pode ser sinal da iminente erupção de um vulcão na região, afirmou um especialista na segunda-feira.

A Indonésia fica no chamado "círculo do fogo", uma área de grande atividade tectônica e vulcânica, e foi o país mais atingido pelo tsunami de dezembro de 2004, que deixou mais de 230 mil mortos ou desaparecidos.

Edward Bryant, cientista especializado em desastres naturais, disse que o tremor responsável pelo tsunami, o abalo sísmico de sábado e a atividade do monte Merapi têm relação entre si.

- O Merapi é provavelmente uma consequência do terremoto de 18 meses atrás - afirmou à Reuters Edward Bryant, da Universidade de Wollongong (Austrália).

Mas o professor Richard Arculus, da Universidade Nacional Australiana, disse não haver provas claras de que a atividade do Merapi havia causado o terremoto de sábado.

- Quanto maior for o intervalo entre qualquer erupção grande do Merapi e o terremoto recente, mais difícil será apresentar provas de que haja uma ligação entre eles - afirmou.

O Merapi é apenas um dos vários vulcões que ficam sobre a placa tectônica Indo-Australiana, mas, historicamente, tem se mostrado um dos mais ativos de Java.

Localizado cerca de 30 quilômetros ao norte de Yogyakarta e a cerca de 50 quilômetros do epicentro do terremoto de sábado, o Merapi tremeu por várias semanas antes de liberar nuvens de gás quente em 15 de maio, provocando uma chuva de cinzas na região ao seu redor.

Bryant descreveu o terremoto de sábado, de magnitude 6,3, como um provável precursor de uma erupção e disse que, geralmente, há uma relação entre terremotos médios e grandes e erupções vulcânicas subsequentes quando os vulcões estão sobre falhas tectônicas ou no limite de placas tectônicas.

- Se esse vulcão estiver ativo, e ele está, ele pode gerar terremotos ao redor dele quando o magma ou a lava vier para a superfície - disse Bryant.

- Ele empurra e desloca a superfície da terra um pouco e, se houver falhas sujeitas a terremotos, então haverá terremotos - afirmou.

Segundo o pesquisador, se outros terremotos acontecerem na região, aumentará a possibilidade de haver uma grande erupção, possivelmente dentro de seis meses.

- Isso indicaria que o magma está se deslocando para cima do vulcão, ou em direção à superfície, e então isso seria mais preocupante - disse.

O pesquisador acredita que uma grande erupção do Merapi seria capaz de produzir gás e cinzas suficientes para atingir a Austrália, bem como para ter um efeito de resfriamento sobre o clima da Terra.

- Acho que há grandes chances de isso acontecer, há mais chances de isso acontecer do que de não acontecer - disse.

- Se eu fosse uma das autoridades da Indonésia, não me limitaria a ficar dizendo às pessoas que nada aconteceu. Se eu morasse perto do vulcão, eu me mudaria.

No entanto, segundo Bryant, a atividade do vulcão pode simplesmente cessar.

Arculus afirmou não ser fácil identificar as ligações entre os terremotos e as atividades vulcânicas, acrescentando não acreditar que a atividade do Merapi tivesse detonado o terremoto de sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]