• Carregando...

Um forte terremoto de 8,1 pontos de magnitude foi registrado perto das Ilhas Salomão neste domingo (já segunda-feira na Ásia), fazendo com que alertas de tsunami fossem emitidos na região do Pacífico em países como Idonésia, Papua Nova Guiné e Austrália.

O centro de alerta de tsunamis do Pacífico, no Hawaí, situou o epicentro do terremoto a cerca de 350 quilômetros a noroeste de Honiara, capital das Ilhas Salomão. O tremor ocorreu por volta das 20h40 GMT (17h40 horário de Brasília).

Inicialmente a magnitude apontada foi de 7,8 pontos, mas depois foi revisada para 8,1 pontos.

"Um tremor dessa magnitude tem o potencial de gerar um tsunami poderoso que pode atingir áreas costeiras perto do epicentro em minutos, e áreas mais distantes em algumas horas", informou o centro em um comunicado.

Ada Akao, do alto comissariado da Austrália estabelecido em Honiara, disse que o tremor foi sentido na cidade, mas que aparentemente nenhum edifício foi danificado.

"Ele durou algo como dois minutos. Não há muitos danos aqui. Sentimos um tranco, mas nada de ruim aconteceu", disse Akao à rádio Australian Broadcasting Corp.

A agência de meteorologia do governo japonês informou que na verdade foram dois tremores, um após o outro.

A rede de televisão do Japão NHK disse que três pessoas teriam morrido nas Ilhas Salomão, mas não há confirmação até o momento.

A US Geological Survey, agência do governo norte-americano, informou que o foco do tremor foi 10 quilômetros abaixo da superfície do oceano.

A Austrália emitiu um alerta de tsunami para a costa norte do Estado de Queensland.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]