• Carregando...

A polícia australiana revelou nesta quarta-feira que o suposto grupo de terroristas desmantelado nesta semana tinha material suficiente para fabricar 15 bombas, semelhantes às usadas nos atentados de Londres.

O comissário da polícia de Nova Gales do Sul, Ken Moroney, revelou que os produtos químicos encontrados em Sydney e Melbourne são semelhantes aos usados nos atentados de Londres, e que incluíam um composto de peróxido de acetona, uma mistura altamente instável mas letal.

- Foi desbaratada o que considero como a fase final de um ataque terrorista em grande escala na Austrália - disse Moroney, que anunciou que haverá mais prisões e acusações.

Segundo as investigações policiais, o grupo terrorista tinha registrado uma série de companhias químicas que administrava este tipo de produto.

A operação antiterrorista continua aberta depois que a polícia deteve nesta semana 17 pessoas suspeitas de preparar atentados no país.

Todos eles são acusados de crimes de terrorismo, entre eles o líder religioso Abdul Nacer Benbrika, suposto chefe da organização.

Um dos detidos em Sydney, um ator que participou da novela local "Home and away", continua hospitalizado se recuperando de um ferimento de bala no pescoço, disparada por policiais enquanto realizavam as detenções.

Os outros oito detidos em Sydney foram transferidos na noite de ontem para penitenciárias de segurança máxima fora da cidade e se espera que continuem prestando depoimentos.

A Austrália nunca sofreu um ataque terrorista no interior do país, mas seus cidadãos foram alvos dos atentados realizados na Indonésia nos últimos anos.

O mais grave ocorreu na ilha de Bali em 2002, que causou a morte de 202 pessoas, entre elas 88 australianos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]