Um bairro residencial ficou completamente destruído pela passagem de um tornado em Vilonia, em Arkansas; estado teve o maior número de mortes registradas em função dos ventos fortes| Foto: Carlo Allegri/Reuters

Previsão

Tempestades avançam para a região sudeste e o Golfo do México

Efe

O Serviço Meteorológico Nacional advertiu ontem que eram esperadas tempestades fortes sobre a região central no litoral do Golfo do México e sobre o sudeste do país, especialmente nos estados do Alabama e Mississipi.

No Alabama, mais de três mil pessoas seguiam sem provisão elétrica na área de Montgomery devido aos tornados que castigaram essa zona, onde os ventos derrubaram árvores, postes e cabos.

O Centro de Previsão de Tempestades determinou altas probabilidades de tempestades fortes no sul e centro do Alabama, com 15% de probabilidade de tornados em Birmingham e no centro do estado.

Foi emitido no estado um aviso de inundações quando o leito do rio Cahaba superou os 4,2 metros e seguiu subindo até os 5,5 metros, afetando propriedades comerciais.

CARREGANDO :)

Recomendações

As recomendações de segurança à população são de buscar um refúgio seguro, contar com aparatos de televisão e rádio a pilhas para atender aos avisos de emergência e estar provido de baterias, remédios básicos, água e comida não perecível.

10 mil clientes ficaram sem energia elétrica devido aos tornados somente no Mississipi, segundo a companhia Entergy Mississipi. Uma linha de cerca de 150 quilômetros no estado tinha as probabilidades mais altas de sofrer novos tornados destrutivos.

Publicidade
Igreja teve telhado arrancado em Kimberly, Alabama
Policiais circulam por área devastada em Vilonia
Homem usa barco para vasculhar destroços em um lago

Uma série de tempestades perigosas que gerou uma gigantesca cadeia de tornados nos últimos três dias afetou residências e empresas na região sul dos Estados Unidos e matou ao menos 35 pessoas, deixando dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica.

INFOGRÁFICO: Confira a cadeia de tornados que atingiu os EUA e já matou mais de 30 pessoas

A tempestade atingiu toda a área entre os estados de Oklahoma e Alabama, deixando 17 mortos na segunda-feira e 18 no domingo. As previsões mostravam que a tempestade continuava a se mover para o leste, podendo atingir os estados de Geórgia e Alabama.

As autoridades agora contabilizam os prejuízos. O tornado que atingiu o subúrbio de Little Rock, em Arkansas, matou 15 pessoas. A onda de destruição custou a vida de uma pessoa em Oklahoma e duas em Iowa.

No Mississippi, as autoridades dizem que 12 pessoas morreram na segunda-feira, nove delas no condado de Winston. Três delas em acidentes ocorridos nas estradas da região. O tornado causou danos em um hospital do condado.

Publicidade

Em Tupelo, uma cidade de 35 mil habitantes do Mississippi, conhecida como o berço de Elvis Presley, todos os prédios de um condomínio foram danificados.

No Alabama, três pessoas morreram, duas na parte norte do estado e uma em Tuscaloosa. Lá, as autoridades informaram que um estudante da Universidade do Alabama morreu na segunda-fei­ra quando se abrigou no porão de uma casa e o muro de contenção desabou sobre ele.

No Tennessee, duas pessoas foram mortas após um tornado atingir a casa em que estavam. Os ventos destruíram várias outras casas, bem como uma escola na fronteira com o Alabama.

Enquanto isso, as equipes de resgate prosseguem seus trabalhos de busca entre os escombros das edificações destruídas pelos tornados, já que não foi divulgado um número de possíveis desaparecidos.

A Junta de Serviços Públicos de Knoxville (Tennessee) informou ontem que cerca de 300 usuários estavam sem provisão elétrica, mas isto é uma melhora em relação aos 2,6 mil que ficaram sem energia após um tornado.

Publicidade