• Carregando...
A cidade de Harrisburg, no estado de Illinois, foi a mais afetada pelos tornados | Whitney Curtis/Getty Images/AFP
A cidade de Harrisburg, no estado de Illinois, foi a mais afetada pelos tornados| Foto: Whitney Curtis/Getty Images/AFP

Vários tornados deixaram pelo menos dez mortos na madrugada desta quarta-feira (29) no sul dos estados americanos de Illinois e Missouri, confirmaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos, que advertem sobre dezenas de feridos e danos materiais.

Até seis estados do país, no meio oeste e sul dos EUA, estão nesta quarta-feira sob a ameaça de fortes tempestades e alertas de tornado.

FOTOS: veja as imagens da destruição deixada pelos tornados nos EUA

Em áreas do Tennessee, Kentucky e Kansas, houve fortes chuvas e ventos nesta manhã. Em Harrisburg (Illinois), a cidade mais afetada, o prefeito Eric Gregg disse à rede de televisão "CNN" que o número provisório de mortos na cidade chega a cinco, mas "pode seguir aumentando".

Em outras cidades também houve mortos, um deles no sul do estado do Missouri, informa a imprensa local.

Algumas vítimas chegaram sem vida aos hospitais da região e pelo menos dois dos mortos são menores de idade.

Em Harrisburg, o prefeito classificou os efeitos na cidade de "absolutamente devastadores": um mínimo de 100 pessoas feridas na zona urbana, cerca de 300 casas foram parcialmente ou totalmente destruídas e cerca de 25 estabelecimentos comerciais ficaram danificados, segundo dados do escritório da Administração local.

Tanto em Harrisburg como no restante do sul do estado de Illinois, diversas linhas de energia foram afetadas, houve vazamentos de gás, várias ruas estão bloqueadas e as escolas estão fechadas.

A companhia energética Ameren Illinois informou que cerca de 12,3 mil clientes se encontram sem fornecimento de eletricidade.

No condado de Gallatin, cerca de Harrisburg, a polícia informou que a tempestade destruiu uma igreja na cidade de Ridgway, destaca o jornal "Chicago Tribune".

Atualmente, os serviços de emergência realizam buscas nas cidades afetadas para verificar se há cidadãos soterrados nas casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]