• Carregando...

A Torre Eiffel em Paris será apagada nesta terça-feira devido a uma iniciativa de vários grupos ambientalistas que pedem aos cidadãos uma redução do consumo de energia para lutar contra os efeitos da mudança climática.

A chamada Aliança pelo Planeta, que reúne diferentes movimentos ecologistas, fez o pedido para que os franceses apaguem a luz de suas casas e lojas durante cinco minutos a partir das 19h55 (15h55 em Brasília).

Além da torre, serão apagadas as luzes que iluminam as Prefeituras de Paris e de Amiens e a Catedral de Notre-Dame.

Os ecologistas pedem também aos cidadãos que troquem suas lâmpadas por outras de baixo consumo, como um modo de unir as forças contra a mudança climática.

Em fevereiro, a aliança ecologista fez um pedido idêntico por ocasião de uma reunião em Paris de cientistas que analisavam a mudança climática, e o resultado foi uma queda do consumo de eletricidade equivalente a 1% do total na França.

Em junho, as luzes das propagandas de um dos pontos mais conhecidos do centro de Londres, a praça de Piccadilly Circus, foram desligadas pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

O "apagão" fez parte de uma campanha para aumentar a conscientização dos londrinos sobre o aquecimento global. A idéia era pedir que todos na cidade desligassem luzes não-essenciais entre 21h e 22h locais.

Também neste ano, os moradores de Sydney, na Austrália, participaram de iniciativa semelhante, que mobilizou 65 mil residências e 2 mil estabelecimentos comerciais e pontos turísticos, incluindo a famosa Ópera, símbolo da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]