• Carregando...
Phan Thi Kim Phúc  fotografada em meio ao desespero de um ataque com napalm: foto é um  ícone dos horrores da guerra | /Reprodução
Phan Thi Kim Phúc fotografada em meio ao desespero de um ataque com napalm: foto é um ícone dos horrores da guerra| Foto: /Reprodução

A vietnamita Phan Thi Kim Phúc é protagonista de uma das imagens mais impactantes do século passado: a de uma garotinha correndo nua e chorando de dor em meio a um bombardeio com napalm, uma terrível substância incendiária que “gruda” na pele e potencializa as queimaduras.

Mais de 40 anos após a simbólica fotografia, Phan, que na época da Guerra do Vietnã tinha 9 anos, finalmente poderá se ver livre das dores que a acompanharam pelas últimas décadas. No mês passado, ela iniciou um tratamento com laser conduzido pela especialista Jill Waibel, do Instituto de Dermatologia de Miami, nos Estados Unidos.

A expectativa é que o tratamento diminua as cicatrizes deixadas nas costas, braço esquerdo e pescoço da vietnamita. O maior objetivo, porém, é que suavize as intensas dores que Phan classifica com a numeração máxima em uma escala de 1 a 10. Parte de seus movimentos foram limitados devido ao ferimento.

À agência Associated Press, Phan, que hoje mora com a família no Canadá, disse que pensou que estaria livre das dores apenas quando morresse e chegasse ao paraíso, mas que sente que o tratamento é como “um paraíso na Terra”. Ela deve passar por sete sessões no total, algo que levará cerca de nove meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]