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Vídeo| Foto: TV Paranaense

Um trem TGV francês quebrou na terça-feira um recorde mundial de velocidade ao atingir 574,8 quilômetros por hora numa via férrea recém-construída, na região da Champagne.

O trem especial, chamado V150, é uma versão melhorada das composições que farão o trajeto Paris-Estrasburgo a partir de junho. Ele passou semanas sendo preparado para o recorde, quando levava a bordo jornalistas e outros convidados oficiais.

A partir 380 quilômetros por hora as vibrações no trem começaram a ser cada vez mais percebíveis. A 490 quilômetros por hora os passageiros começaram a ficar ligeiramente tontos. A 540 foi difícil ficar em pé, apesar da estabilidade do trem.

Quando a velocidade chegou a 570 quilômetros por hora, o condutor do trem, filmado através de uma câmera, exibiu um grande sorriso. "Não tivemos preocupação, nenhum pássaro, o tempo estava bom e não houve nenhum dos problemas que tivemos durante os testes", disse o condutor Eric Pieczak.

O recorde absoluto de velocidade de trens continua sendo o estabelecido em 2003 no Japão, 581 quilômetros por hora. Mas aquele trem não viajava sobre trilhos, e sim "flutuando" sobre um campo magnético.

O recorde anterior sobre trilhos pertencia também à França - 515,3 quilômetros por hora, registrado em 1990.

A empresa de engenharia Alstom, a estatal ferroviária SNCF e a RFF, que opera a linha, se juntaram no projeto do novo trem, na esperança de que isso incentive a exportação de trens franceses.

O diretor da divisão de transportes da Alstom, Philippe Mellier, disse que a velocidade comercial de trens TGV pode ficar entre 350 e 360 quilômetros por hora nos próximos cinco a seis anos. Os TGVs anteriores viajavam a 320 quilômetros por hora.

Além do TGV francês e do Shinkansen japonês, os trens de grande velocidade são produzidos também pela alemã Siemens e pela canadense Bombardier.

O V150 era composto por dois vagões normais que vão percorrer o trilho leste do TGV, por três vagões de dois andares e por três locomotivas. Essa composição pode alcançar 25 mil cavalos de potência, o dobro de um TGV convencional.

O recorde foi estabelecido entre as localidades de Preny, perto de Metz (leste da França) e Bezannes, perto de Reims. O feito foi transmitido ao vivo pela TV da França e da vizinha Alemanha. O custo total da operação que garantiu o recorde foi de 30 milhões de euros (40 milhões de dólares), dividido entre os três parceiros do projeto.

Os trens velozes na França e também na ligação ferroviária com Londres, Bruxelas, Colônia e Amsterdã competem com as viagens aéreas, e várias empresas aéreas regionais francesas desapareceram desde que o TGV começou a circular, em 1981.

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