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Os vagões de trem da Amtrak ficam pendurados na rodovia Interstate 5 depois de um descarrilamento em DuPont, Washington, em 18 de dezembro de 2017. | David Ryder/Bloomberg
Os vagões de trem da Amtrak ficam pendurados na rodovia Interstate 5 depois de um descarrilamento em DuPont, Washington, em 18 de dezembro de 2017.| Foto: David Ryder/Bloomberg

O trem da Amtrak que descarrilou nesta segunda-feira (18) no Estado de Washington, nos EUA, estava viajando em uma velocidade quase três vezes maior que a permitida para a região. 

O veículo trafegava a 128 km/h em um trecho no qual o limite é de 48km/h, disse em entrevista coletiva na noite desta segunda (28) Bella Dinh-Zarr, membro do conselho nacional de segurança no transporte. 

Ela também revelou que o número de vítimas fatais no acidente, que aconteceu às 7h34 do horário local (13h34 de Brasília), foi menor do que o informado inicialmente. Até o momento, três pessoas morreram em decorrência do descarrilamento e não seis como foi dito anteriormente. 

Além disso, 100 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital, sendo dez em estado grave. Não há informação se alguma destas corre risco de vida. 

Apesar do trem viajar acima do limite no momento que descarrilou, Dinh-Zarr afirmou que ainda não é possível para saber se o excesso de velocidade influenciou no acidente. Ela também disse que ainda é "muito cedo" para saber porque que o trem estava tão rápido e que isso será investigado. 

Nova ferrovia 

O descarrilamento aconteceu na manhã desta segunda (18) próximo a cidade de DuPont, na região oeste do Estado de Washington

O veículo fazia o trajeto de Seattle até Portland, no Estado vizinho do Oregon, quando 13 de seus 14 vagões descarrilaram quando o trem passa por uma ponte. 

Sete carros que estavam na rodovia abaixo da linha do trem foram atingidos pelos detritos do acidente, o que deixou alguns motoristas feridos. 

O descarrilamento ocorreu no primeiro dia de utilização pelos trens da Amtrak de uma nova ferrovia entre as cidades de Tacoma e Olympia, como parte de um projeto para reduzir o tempo de viagem, de acordo com o departamento estadual de trânsito. 

A nova rota coloca os trens ao longo da autoestrada Interstate 5, eliminando um gargalo para trens de passageiros em Tacoma. Mas as autoridades ainda não disseram se o descarrilamento, que ocorreu em uma época de movimento intenso devido às viagens de fim de ano, tinha relação com a nova rota.

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